Curitiba

Sanepar comemora chuvas de outubro e estuda mudanças em rodízio de água

Segundo a Sanepar, em outubro de 2021, os reservatórios do estado atingiram 59,91% da capacidade

Pelo menos até o início de novembro de 2021, o rodízio de água em Curitiba e região deve permanecer o mesmo, 36 horas por 36 horas. É o que informou o diretor de meio ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, em entrevista à Banda B, na manhã desta segunda-feira (25).

“As chuvas de outubro foram realmente boas. Elas não foram acima da média, mas foram muito bem distribuídas. Não foram chuvas torrenciais, mas nós passamos praticamente 20 dias com chuvas”, avaliou o diretor.

As chuvas permitiram que o solo encharcasse e a água escoasse, o que fez com que os reservatórios ganhassem praticamente 10 pontos percentuais nas últimas semanas. Segundo a Sanepar, atualmente os reservatórios do estado atingiram 59,91% da capacidade. No mesmo período do ano passado esse número era de apenas 28,12%

“Estamos próximos do 60%, parecido com o que tínhamos no final de março, mas com uma grande vantagem, porque em março íamos entrar no período seco, agora estamos entrando no período chuvoso”, destacou Gonchorosky.

Segundo ele, é possível que no início de novembro o rodízio de água possa ser amenizado.

“Vamos avaliar os prognósticos de chuvas do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) para novembro e dezembro e ver como nós podemos alterar o nosso rodízio. Há uma tendência de tornar esse rodízio mais ameno, mas precisamos ter certeza primeiro”, disse.

Como funciona o rodízio

O modelo de rodízio da Sanepar para Curitiba e Região Metropolitana funciona atualmente com 36 horas de fornecimento água e mais 36 horas de suspensão do abastecimento. Ou seja, um dia e meio com água e um dia e meio sem água.

Fonte: Banda B

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *