CuritibaSocial

CRM-PR Alerta sobre Risco de Faltarem Medicamentos para Ventilação



Neste fim de semana o Conselho Regional de Medicina do paraná emitiu um alerta sobre o risco de desabastecimento de remédios necessários à ventilação mecânica. O Conselho recomenda que todas as cirurgias eletivas que não são emergenciais sejam suspensas em todo o estado.

Tanto os medicamentos necessários à incubação e à manutenção da ventilação mecânica e os ventiladores devem ser priorizados no combate à Pandemia.

As entidades que representam os hospitais confirmam a falta dos medicamentos e dizem que já trabalham em novos protocolos e padronizações para amenizar o problema.

Atualmente Curitiba tem disponíveis 5.730 leitos gerais em hospitais privados e 927 UTIs. A ocupação média de UTI já está entre 85 e 95% com pacientes com o novo coronavírus e também com outras doenças.

Para a Dra. Márcia Rangel, presidente da Associação dos Hospitais do Paraná, “a possibilidade de desabastecimento por parte da indústria destes insumos necessários a esses procedimentos está diretamente ligado ao aumento descontrolado do novo coronavírus, e por isso é de suma importância o monitoramento e acompanhamento constante da evolução da doença, e reitera a necessidade da manutenção da etiqueta anti-contágio que prevê o distanciamento social, a higienização constante e adequada, assim como o isolamento de casos suspeitos ou positivos”.

Dra. Márcia Rangel, presidente da Associação de Hospitais do Paraná.

Em nota Secretaria Estadual da Saúde informa que apesar do aumento expressivo do uso destes medicamentos não há falta desses itens nos hospitais que fazem parte das Unidades Próprias do Estado. De acordo com a Sesa, o centro de medicamentos do Paraná, Cemepar, fez compras mais frequentes destes itens para evitar o desabastecimento.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *