Política

Moro divulga lista de criminosos mais procurados do Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, divulgou nesta quinta-feira (30) uma lista com os 26 criminosos mais procurados do Brasil. Conforme o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), a lista será permanente. De acordo com a pasta, haverá uma atualização mensal com as pessoas acusadas por crimes graves e violentos.

Conforme o MJSP, a lista de procurados foi feita com base em 11 critérios, como por exemplo, a liderança de organizações criminosas. Além disso, será avaliada capacidade financeira para investir em atividades criminosas, atuação interestadual e internacional, entre outras.

De acordo com o ministro Sergio Moro, a lista dos criminosos mais procurados do Brasil é baseada nas informações coletadas junto às secretarias estaduais de segurança.

Conforme o ex-juiz, a lista será importante para facilitar as prisões dos criminosos. Assim, seria possível enfraquecer a atuação do crime organizado e levar pessoas perigosas ao cumprimento das penas estabelecidas pela Justiça.

Lista dos procurados mais perigosos do Brasil em janeiro de 2020, conforme o Ministério da Justiça (Divulgação/MJSP)

MORO DESTACA QUEDA DA CRIMINALIDADE

De acordo com os números mais recentes do MJSP, o Brasil registrou queda de 21,4% nos homicídios. Os dados são referentes aos nove primeiros meses de 2019, na comparação com o mesmo período de 2018. Também houve queda em outros índices de criminalidade, como ocorrências envolvendo estupro (6,4%), roubo a banco (38,4%), latrocínio (22,2%), roubo de cargas (23,3%) e roubo de veículos (26,4%).

As informações sobre os índices de criminalidade estão disponíveis na plataforma eletrônica Sinesp, no site do Ministério da Justiça. A partir de hoje (30), as ocorrências de homicídios registradas em todos os municípios do Brasil serão inseridas no sistema e poderão ser consultadas. Até o momento, os dados referem-se ao período entre janeiro de 2018 e setembro de 2019.

Via Paraná Portal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *